Francisco José Santarelli

Memórias Políticas

 

 

"Jornalista Roberto Del Guercio"

Por  um período de quatro meses, quando o então prefeito Tarquínio Belentani, por motivo de doença, precisou licenciar-se, assumi o cargo de prefeito e, assim, tive a grata satisfação de poder colaborar na construção da praça que levou o nome de um grande amigo - o jornalista Roberto Del Guercio.

Jornalista Roberto Del Guercio

Dessa maneira, terminei o assentamento de ladrilhos bem como na parte frontal na Rua José Rossi, em frente ao Supermercado J.J.TA; o alargamento da mesma para construção de um estacionamento de carros, mesmo não constando na planta original, pois sentia que num futuro próximo não iríamos encontrar lugar para estacionar nossos carros.

 

A praça e o nome foram idealizados na gestão do prefeito Emilio Muccari, pela lei de número 470, de 02 de dezembro de 1967, sendo que a mesma foi totalmente construída e inaugurada na gestão do Prefeito Belentani.

O nome dado (Jornalista Roberto Del Guercio) foi, sem dúvida merecido, pois foi um lutador para o progresso de sua querida cidade. No seu jornal “O Progresso” líamos somente elogios para os que trabalharam para o engrandecimento de Itápolis.

Roberto Del Guercio assumiu a direção do jornal “ O Progresso ” após o falecimento do fundador do jorna, seu pai,  Salvador Del Guercio, e manteve por muitos anos o sonho de seu progenitor.

Roberto era muito querido, possuidor de raras qualidades, uma redação agradável, correta e para gáudio dos amigos mais íntimos, era um músico de qualidade (Flautista) que, na era dos boleros, encantava a todos pela sonoridade.

 Também era grande amigo dos estudantes, pois quando havia jogos de basquete, cedia sua loja e oficina para venda de ingressos e convites, mesmo que fosse no período noturno.

Coreto da Praça Jornalista Roberto Del Guercio

Roberto era filho de Salvador Del Guercio e Maria Clotilde Mercaldi, casou com Ana Compagno e deixou um único filho, Álvaro, hoje de saudosa memória, casado com Lourdes Néri e, para alegria nossa, nos deixou uma encantadora filha, Ana Néri Del Guercio.

Paineira da Praça Jornalista Roberto Del Guercio

O nome de jornalista Roberto Del Guercio caiu muito bem, foi uma escolha merecida. A praça possui um ajardinamento moderno, um lindo coreto bem iluminado, com destaque a um pedestal de granito rosa com o busto em bronze, do cantor e compositor José Fortuna (nosso poeta maior), que levou o nome de Itápolis a todo Brasil e uma placa de cidadão itapolitano (quem não lembra da famosa Paineira Velha e da letra da linda musica Índia), uma homenagem de seu povo e da Prefeitura de Itápolis, em 1984.

Quase em frente à Prefeitura, na Avenida Florêncio Terra, existe um marco pintado de branco com placa “Remodelação da Praça Jornalista Roberto Del Guercio”. A prefeitura do município de Itápolis, aprimorando a qualidade de vida e oferecendo serviços diferenciados à população, (Bento Ary Aparicido Bellentani, Prefeito Municipal, 31 de dezembro de 1994).

Antes de encerrar essa minha crônica, quero prestar uma homenagem ao prefeito Bento Ary, pela remodelação, pois essa praça foi totalmente construída na gestão de seu pai, o então prefeito Tarquínio Belentani e com  minha participação como vice-prefeito. Estendo minha homenagem a todos os outros prefeitos que procuraram embelezar nossa querida praça, mantendo viva, dessa maneira, a presença do nosso grande amigo Roberto Del Guercio.

Tive ainda, o privilégio de ter como cunhado, Dr. Arthur Del Guercio, como sucessor desse jornal.

Há pouco tempo, após seu passamento, consegui dos filhos, Arthur Del Guercio Filho, Heloísa Del Guercio Kallil Lindo e de Eunice Del Guercio (essa última também assumiu a direção do jornal por um curto período), autorização para que Valentim Baraldi escaneasse o acervo deste jornal, preservando, assim, sua história, pois o jornal “O Progresso” passará, desta maneira, a pertencer ao acervo do nosso Museu Histórico e Pedagógico Alexandre de Gusmão e, consequentemente, à toda população itapolitana.