Francisco José Santarelli

Memórias Políticas

 

 

"Rotary Clube de Itápolis"

Sinto-me um ser privilegiado nessa minha querida Itápolis, por ter tido o privilégio de participar ativamente de entidades beneficentes e clubes esportivos. Comentarei hoje como nasceu um famoso clube de serviço cujo princípio primordial é servir aos outros, melhorando eticamente os padrões, os negócios, a vida profissional, a compreensão entre os povos de diferentes nações e ajuda mútua. Esse clube é o  Rotary Club de Itápolis.

Essa entidade nasceu em Chicago no Estado de Illinois, nos EUA, tendo como fundador Paul P. Harris, em 23 de fevereiro de 1905 e, a partir daí, se difundiu por vários países, tendo como lema “Dar de si antes de pensar em si”.

Nos primórdios de 1962, alguns frequentadores do Boulevard Itápolis iniciaram conversações enaltecendo a organização desse clube, tendo como entusiastas da ideia de fundar esse clube, em Itápolis, os senhores: Higino Gomes, Dr. José Antonio Trevisam, Abbib Mucari, Dr. Walter Salim Haddad e eu. Ainda contávamos com outros que nos reforçavam.

Dessa maneira, marcamos uma reunião para o dia seguinte na Casa da Lavoura, da qual era chefe o Engenheiro Agrônomo, Dr. Higino Gomes. Contávamos já para essa reunião, com representantes do Rotary da cidade vizinha de Taquaritinga, que seriam nossos padrinhos.

Tivemos, depois, duas outras reuniões com pessoas convidadas que demonstraram interesse em participar dessa nova entidade no antigo Hotel Modelo, do Sr. José Lutaif .

Assim, no dia 01/04/1962, nasceu em Itápolis o Rotary Clube com a participação dos seguintes membros, abnegados, dispostos a “Dar de si antes de pensar em si”, que se tornaram Membros Fundadores: 

Abbid Mucari  Abílio Scaramuzza Alduinio Pinotti Alfredo Ribeiro da Silva
Dr. Anésio Covizzi Ari Coelho Armando Santoro Belmiro Rondelli
Carlos Tucci Dr. Dante Compagno Décio Perrone Ribeiro Domingos de Agostini
Durval Rodrigues Alves Dr. Emilio Salim Haddad Dr. Francisco José Santarelli Dr. Francisco Santos Abreu
Geraldo Arruda Lemos Higino Gomes   Ildenor Picardi Semeghini Ítalo Próspero
Jaci Tucci João Ovídio Guzzo José Antonio Trevisan José Tiago
Lucilo Alves Porto Dr. Luis Antonio Monteiro Michelangelo Mortatti Nasry Abdul Nour
Nilson A. Tarallo Norival C Ferreira Osvaldo Cavicchioli Salim Haddad
Vicente Palmitesta      
José Antonio Trevisan, primeiro Presidente do Rotary Clube de Itápolis

Esses pioneiros lançaram a semente de um sonho acalentado, que germinou e sempre com o pensamento voltado para o bem de nossa querida cidade, sendo eleito e empossado o Dr. José Antonio Trevisan, como primeiro presidente do Rotary Clube de Itápolis.

Com um presidente de qualidade, voltado para o bem da população de Itápolis, o Rotary alcançou uma sobrevida vitoriosa em todos os aspectos, alcançando o auge da gloria. Esclareço que não sou mais Rotaryano, pois em 1970, comecei a lecionar Biologia no Instituto de Educação Valentim Gentil no período noturno, razão pela qual me afastei dado à incompatibilidade com os trabalhos e reuniões do clube.

No período inicial do nosso Rotary Clube, sem sede ainda, passamos a utilizar as dependências do Clube de Campo para as reuniões, permanecendo lá até ser construída sua linda sede social.

Dos fundadores, creio que, vivos, permanecem apenas 4 ou 5 e tomo a liberdade de, em nome deles, agradecer o belíssimo trabalho desenvolvido por esse glorioso clube em beneficio da cidade.

Novos nomes vão surgindo, mas o lema rotaryano permanece o mesmo desde a sua fundação e, peço a Deus, que a ideologia do Rotary seja disseminada por todo esse Brasil afora.

Diretoria do Rotary Clube de Itápolis 2014/2015

 8ª Italianíssima realizada pelo Rotary Clube de Itápolis em 19/07/2014