Francisco José Santarelli

Memórias Políticas

 

"Família Tucci"

Carlito Tucci

Em continuidade a essa série de crônicas no sentido de comparar o que faziam os políticos de então com os atuais. Partindo dessa premissa, relatarei o que presenciei e tomei conhecimento de um político que trabalhava quieto, mas eficiente nos resultados para conquista de benefícios para nossa querida Cidade das Pedras.

Trata-se de Carlos Tucci, renomado farmacêutico, casado com Lyria Assunta Barbati Tucci, filho de Pedro Francisco Tucci, um artífice famoso que deixou cravado na nossa Praça Pedro Alves de Oliveira, em 1926, o belíssimo Belvedere com três bancos ornamentados por arabescos de concreto e na sua extremidade um lindo brasão da República.

Pedro Francisco Tucci teve três filhos homens, dois farmacêuticos, Carlos e Jacy e Iracy que era advogado.

Carlos Tucci iniciou carreira de farmacêutico no Distrito de Tapinas, deixando marcado para seus habitantes um conhecimento profundo no ramo farmacêutico, carentes naquela época de recursos médicos, encantando  todos os habitantes com seu valioso conhecimento nessa área. Posteriormente, abriu farmácia em Itápolis também muito bem freqüentada, dado o seu conceito de ótimo profissional. Teve um único filho, Dr. Pedro Francisco Tucci Neto, para nós, amigos, Dr. Pedrinho, médico ortopedista que já no início da profissão montou uma clínica especializada em Campinas. É casado com Rosamaria Barbosa Tucci formando um belo casal com os seguintes filhos, Dr. Carlos Tucci Neto, ortopedista especialista em traumatologia e cirurgia da coluna, casado Luciana Bonilha Santarelli Tucci, possuindo uma linda filha Luisa, que para minha felicidade vem a ser minha neta.

Depois, Roberto Barbosa Tucci, casado com Isabela Narducci Tucci e têm duas filhas: Helena e Esther e, por último, sua única filha, Renata Tucci, casada com José Fabio Raimundo e que tiveram dois filhos Carolina e Fabio.

Pedro Tucci hoje é catedrático da Universidade PUC.

Com o término da ditadura getulista, Carlos Tucci contribuiu ativamente para que a cidade participasse politicamente da abertura democrática. Foi membro de partido político, tornou-se vereador, 01/01/1953 foi eleito Presidente da Câmara até 31/12/1953. Naquele tempo o período presidencial era de um ano.

Dado à sua competência, foi reeleito presidente em 17/12/1954 até 31/12/1955.

Teve um trabalho insano para que tudo funcionasse impecavelmente. Ajudou a eleger como Deputado Estadual, Dr. Valentim Gentil e, posteriormente, Dr. Eduardo do Amaral Lyra e quando do falecimento desse que era o provedor do Hospital de Misericórdia, Carlos Tucci assumiu a provedoria e manteve o alto conceito de nossa Santa Casa de Misericórdia. Conseguiu trazer um substituto à altura, como cirurgião chefe, que foi nosso saudoso Dr. Antonio Melucci.

Francisco José Santarelli e Carlito Tucci

Carlos Tucci, nos primórdios da minha carreira política, ensinou-me como proceder, era um grande amigo que todos nós, seus amigos, sentimos sua falta.

Jacy Tucci, seu irmão, também brilhante farmacêutico com vasto conhecimento da área, além de excelente flautista. Era casado com Carmen de Cunto Tucci (Lilita) e tiveram dois filhos Maria Helena Tucci Semeghini casada com Dr. Dalmir Semeghini e Maria Florinda Tucci Marconi (Dinda) casada com Romeu Marconi Filho.

Seu irmão caçula,  Dr. Iracy Francisco Tucci, um dos mais brilhantes advogados que tive o prazer de conhecer e conviver de uma amizade afetuosa. Suas petições, quando advogado da Prefeitura Municipal, eram de uma perfeição que encantava os leitores quanto à sua redação da nossa língua pátria. Foi aprovado com brilhantismo como Procurador do Estado e requisitado para ser Procurador do Secretário da Justiça.

Iracy foi casado com Terezinha Ângulo Tucci e tiveram seguintes filhos: Tânia Maria Tucci (falecida); Sonia Maria Tucci Viera de Castro e Carlos Francisco Tucci.

Presto minha homenagem a todos os membros da família Tucci, pois sempre procuraram o engrandecimento, o progresso e o bem estar dos habitantes dessa cidade que tanto amavam.

Quando do falecimento de Carlos Tucci, o prefeito da época (Juca Massari) decretou luto oficial por 3 dias e a Santa Casa de Misericórdia de Itápolis o homenageou afixando um quadro com sua foto no Salão Nobre, na presença de seu filho, Pedro Tucci e demais presentes. Carlos Tucci partiu de Itápolis para Campinas dando nome para o funcionamento de uma grande farmácia. Também trabalhou junto com Dr. José Antonio Trevisam na Associação de Comércio e Indústria da terra de Carlos Gomes. Que Deus o tenha, meu querido e saudoso amigo.

1948 - Inauguração da Maternidade Dª Julieta Lyra

1-Carlos Tucci, 2-Governador Lucas Nogueira Garcez, 3-Dr. Eduardo do Amaral Lyra, 4-? Cyrino, 5-Dr. Luís Antonio Monteiro, 6-Marli Schuber, 7-Ludovico Del Guércio

1948 - Visita do Governador Lucas Nogueira Garcez à Câmara Municipal

Da esquerda para a direita: Dr. Romeu Gialdini Stella, Ludovico Del Guércio, Dr. Eduardo do Amaral Lyra, Governador Lucas Nogueira Garcez, Carlos Tucci e Ricieri Antonio Vessoni