Francisco José Santarelli

Memórias Políticas

 

"Tarquínio Bellentani"

Assinatura de posse de prefeito e vice

Há precisamente 45 anos, tomávamos posse, Tarquínio Bellentani e eu como  prefeito e vice respectivamente.

Tarquínio iniciava seu segundo mandato como prefeito. Era um eficiente e apaixonado político e, embora possuíssemos um orçamento municipal muito pequeno, nos desdobrávamos para trazer à nossa querida cidade o que podíamos colher dos governos estadual e federal.

Sempre fui seu fiel companheiro, acompanhando e aprendendo seus ensinamentos de como administrar uma cidade.

Quis o destino no final de seu mandato, afasta-lo do cargo por motivo de doença, por um período de quatro meses, onde com sua orientação, bem como a de seu secretario, Dr. Arthur Del Guércio e funcionários, senti-me seguro para substituí-lo da melhor maneira possível.

Acredito não ter desapontado os itapolitanos.

O tempo passou. Desgostoso da militância política, após alguns revezes, tomei a firme decisão de abandona-la em definitivo.

José Mujica atual presidente do Uruguai

Há poucos dias, qual não foi minha surpresa quando Giselda Bruschi e Mauro La Laina postaram na internet que o ilustre Presidente do Uruguai, José Mujica, é possuidor de raras atitudes humanitárias, como a de dar parte de seus vencimentos aos necessitados e num gesto de grandeza e rara humildade utiliza-se de um modesto automóvel Fusca para se locomover e, ainda, nos ensina sobre como deve ser feita uma administração e para conhecimento de todos falou:

 

 

“Hay gente que adora la plata y se mete em la política, si adora tanto la plata que se meta em el comercio, en la industruia, qué haga lo que quiera, no es pecado, pero la política es para servirle a la gente”.

Continuaram com suas postagens, elogiando os quatro meses de minha administração como prefeito e, com meus agradecimentos a ambos os amigos, frisei que o mérito de minha curta administração dedico totalmente ao saudoso amigo Tarquínio, pois esse tinha uma dedicação rara de se encontrar nos dias de hoje e um grande amor pela sua cidade.

Deixou-me em condições de realizar algumas coisas, digamos: atos administrativos que certamente ele o faria se não tivesse sido acometido de doença.

Finalizando, deixo bem claro que compactuo totalmente com José Mujica, Presidente do Uruguai suas diretrizes que devem ser seguidas por todos os políticos, sem exceção.