Francisco José Santarelli

Memórias Políticas

 

"Dr. Dante Compagno"

Dr. Dante Compagno Dr. José Antonio Trevisan

Atendendo aos pedidos de amigos, passo a relatar fatos ocorridos logo após o período ditatorial do Dr. Getúlio Dorneles Vargas.

Assim sendo, meu primeiro artigo será todo em homenagem à administração do Dr. Dante Compagno (compreendido entre 1960 e 1963) e de seu vice, Dr. José Antonio Trevisan, que neste período fora convocado para assumir a vice reitoria da PUC de Campinas.

A pedido do Dr. Eduardo do Amaral Lyra, aceitei ser candidato a vereador e elegi-me com votos das três primeiras urnas, que na época, era em sua maioria, de eleitores funcionários públicos. Era o mais jovem dos vereadores e tornei-me o líder do prefeito na Câmara.

Naquela época, aprendíamos a democracia e antes do encerramento da legislatura passada, era determinado pelos vereadores o salário do prefeito, imutável durante toda a sua administração (no final do mandato, devido à forte inflação, recebeu menos que um funcionário braçal e não ouvíamos uma queixa sequer do Sr. Prefeito).

O gabinete do Prefeito não possuía à sua disposição um carro oficial para demandar à capital do Estado para cuidar dos interesses do município. Como seu líder na Câmara Legislativa, costumava acompanhá-lo nessas viagens, em carro de sua propriedade, carro da marca Nasch, com alto consumo de combustível, tudo pago pelo Prefeito. Lá chegando, deixávamos as malas no Hotel Columbia (Três Estrelas) e íamos lanchar em um restaurante na Av. Ipiranga, de nome Salada Paulista, ao lado do Cine Marabá, onde se comia junto ao balcão e cujo cardápio era uma porção de batatas com ovos picados, uma salsicha, um pãozinho e uma guaraná caçula. Tudo era pago pelo Sr. Prefeito. Somente para o jantar era solicitada nota fiscal para reembolso da Prefeitura.

 Partíamos então para as repartições públicas, bem como para o Palácio do Governo, em busca de melhorias para nossa cidade. Com esse intróito, dá para perceber a seriedade na maneira de administrar e o cuidado com o dinheiro público.

 No início da sua administração, solicitou, com aprovação dos vereadores, um empréstimo junto a Caixa Econômica Estadual de uma grande quantia em dinheiro para que os Distritos de Tapinas e Nova América recebessem energia elétrica e iluminação pública. O Prefeito passou a receber grande volume de críticas, pois afirmavam que Itápolis jamais conseguiria pagar. Porém, o grande trunfo do Sr. Prefeito era que por onde passasse a linha mestre, o proprietário rural poderia eletrificar gratuitamente  sua propriedade, com a condição de ceder também aos seus vizinhos, nas mesmas condições, sem nada cobrar, melhorando, sobremaneira, a vida dos moradores da zona rural que até então não desfrutavam desse benefício.

1962 - Desfile comemorativo do 1º Centenário de Itápolis

Itápolis tornou-se, assim, um dos primeiros municípios totalmente eletrificado. Devido à forte inflação da época, ficou fácil o pagamento das prestações. Tanto que, quando me elegi Vice-Prefeito na gestão de Tarquínio Bellentani, em 1969, foi solicitada pela Caixa Econômica a quitação do empréstimo, pois as prestações eram tão pequenas, que não compensavam a cobrança via banco.

Dr. Dante teve o privilégio de ter comemorado na sua administração o centenário de Itápolis, contratando como coordenador dos festejos o Sr. Baby Barioni, idealizador dos Jogos Abertos do Interior e nossa cidade presenciou uma comemoração digna de seu Centenário, com lindo desfile de carros alegóricos, bandas, fogos de artifício e um grandioso baile.

Fiz questão de iniciar meus artigos prestando minha homenagem ao  eminente Prefeito Dr. Dante Compagno, que prestou relevantes serviços à nossa urbe, juntamente com seu pai Sr. Antonio Compagno, provedor da Santa Casa, que deixou indelevelmente sua marca como engenheiro, elaborando, graciosamente, plantas como as da igreja de Santo Antonio e do novo pavilhão e centro cirúrgico da Santa Casa (por muito tempo considerado um dos melhores do interior) e participando ativamente da construção do Clube de Campo de Itápolis.